sábado, 1 de outubro de 2022

Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Olá pessoal! Hoje vim indicar um lugar super legal para quem gosta de igrejas e afins!

Esse mês estive de férias, e decidi viajar para o Rio de Janeiro. Assim que eu estava planejando minha viagem, descobri que havia um lugar que eu já tinha certeza de que iria amar, e que foi prontamente incluído no meu roteiro de viagem: o Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro. Localizado no centro da cidade, o lugar é um oásis de paz e tranquilidade. 


Igreja de São Bento, 17:40 da tarde. Foto: Adriana Vicente

                   
Igreja de São Bento. Foto: Adriana Vicente


      


O Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro foi fundado em 1590 por dois monges vindos de um Mosteiro da Bahia. Ao lado do mosteiro e da igreja, há também o colégio de São Bento e uma livraria para venda de livros e demais artigos religiosos (inclusive comprei minha medalhinha de São Bento lá, considerada um dos maiores símbolos de proteção que existem).

Um dos livros muito interessantes que achei na livraria de lá, e que inclusive comprei, foi o do padre Gabriele Amorth, chamado "Um exorcista conta-nos". Esse livro foi um achado. O padre Gabriele, que faleceu em 2016, é até hoje considerado um dos maiores exorcistas do Vaticano. A visão dele é estritamente católica, o que me incomodou em alguns trechos que li, mas acredito que para quem quer entender e conhecer um pouco melhor sobre exorcismo, acho que vale a pena ler não só esse, mas outros títulos do padre. Há inclusive um documentário muito bom, chamado "O Diabo e o padre Amorth", que relata alguns exorcismos realizados pelo padre (dica: assista esse filme de dia hehehe). 


O livro que comprei na biblioteca do mosteiro. 

Olhando por fora, não imaginamos a rica arquitetura no interior da igreja. Mas isso é proposital, de acordo com um monge que conversei. A ideia é que, a princípio, acabamos julgamos o exterior das pessoas sem conhecer o interior. 


O interior da igreja, cheio de detalhes e pinturas. Foto: Adriana Vicente



O Sacrário (local onde se guarda a hóstia - um dos locais mais sagrados dentro de
uma igreja para os católicos). Local de paz e silêncio. Foto: Adriana Vicente



Detalhes do altar. Foto: Adriana Vicente


Os órgãos da igreja. Foto: Adriana Vicente



Plaqueta decorativa que fica junto com a maquete do local. 
Foto: Adriana Vicente



Imagem de São Bento no pátio. Foto: Adriana Vicente

Na ocasião, fiquei sabendo que haveria as Vésperas às 18h; uma oração com os órgãos da igreja sendo tocados. As Vésperas, para quem não sabe, é uma parte do Ofício Divino, dentro da liturgia católica. Também chamado de "Liturgia das Horas", é celebrada entre as 15 e as 18h. A oração é cantada pelos monges, e essa oração cantada chama-se "Canto Gregoriano". Eu sou absurdamente apaixonada por esse cantochão, e aguardei ansiosamente até as 18h só para ouvir os monges. 

Quando a oração teve início, uma atmosfera de paz e tranquilidade envolveu a igreja. Haviam poucas pessoas ali, e o vazio do local ajudava a ecoar ainda mais todas as vozes dos monges. Ouvir o Canto Gregoriano ao vivo é realmente uma experiência maravilhosa e enriquecedora. Com certeza foi um dos pontos altos da minha viagem. Ganhamos um livreto para acompanharmos a oração e vermos a tradução do que os monges estavam cantando, pois como tudo é em latim, não é possível compreender a oração sem o auxílio de uma tradução. As Vésperas ocorrem de segunda a sábado, às 18h e aos domingos às 17:30. 


Monges orando. Foto: Adriana Vicente


Monges orando. Foto: Adriana Vicente



Monges orando. Foto: Adriana Vicente


Livreto que ganhamos para acompanhar as Vésperas.
Foi devolvido após o término da oração

                   
Livreto que ganhamos para acompanhar as Vésperas.
Foi devolvido após o término da oração
                   




Quem foi São Bento?

São Bento, também é conhecido por ser o padroeiro da Europa, foi um eremita e monge italiano nascido em 480, que fundou a Ordem dos Beneditinos, ou Ordem de São Bento. Ele é também conhecido por ter organizado a vida monástica como conhecemos hoje (votos de pobreza, vida reclusa e em oração e celibato, por exemplo). Além da comunidade católica, os anglicanos e ortodoxos também costumam venerá-lo. Seu dia é comemorado em 11 de julho. São Bento foi o fundador de aproximadamente 12 mosteiros na Europa.

Bento escreveu, em meados do século VI, a chamada Regra de São Bento, ou  Regula Monasteriorum, que é um compilado organizado sobre como deve ser a vida dentro de um monastério. Ainda hoje, essas regras são seguidas por diversos mosteiros ao redor do mundo. Um dos símbolos da Ordem dos Beneditinos é a batina, ou hábito, preta. São Bento era irmão gêmeo de Santa Escolástica. 

Seu lema, seguido até hoje pelos monges é: Ora Et Labora, "Ora e trabalha"


São Bento

A poderosa medalha de São Bento e sua simbologia:

A medalha de São Bento é bastante usada por fiéis católicos e cristãos, e também por espiritualistas em geral (como eu, no caso). O símbolo contido na medalha é de extremo poder, sendo usado também em exorcismos. Para aumentar ainda mais o seu poder de proteção, é aconselhável que a medalha seja benzida por um padre. 

Não se sabe exatamente a origem do símbolo. Diz-se que foi descoberto por acaso em uma antiga abadia, na época ainda da Inquisição, por volta de 1647, em Baviera, na Alemanha. Na biblioteca dessa abadia, foram encontrados alguns manuscritos de 1415 contendo textos e desenhos, sendo um deles esse símbolo. 

A medalha contém a imagem de São Bento na frente, com os dizeres em latim: Eius in obitu nostro praesentia muniamur, que significa "Sejamos protegidos pela sua presença na hora de nossa morte"

Na parte de trás, encontram-se as seguintes inscrições:

CSPB: Crux Sancti Patris Benedicti - Cruz do Santo Pai Bento

CSSML: Crux Sacra Sit Mihi Lux - Que a Cruz sagrada seja a minha luz

NDSMD: Non Draco Sit Mihi Dux - Não seja o dragão o meu guia

VRS: Vade retro, Satana! - Retira-te, Satanás!

NSMV: Nunquam Suade Mihi Vana - Nunca me aconselhes coisas vãs

SMQL: Sunt Maia Quae Libas - É mal  o que me ofereces

IVB: Ipse Venena Bibas - Bebe tu mesmo os teus venenos

Esse trecho tornou-se uma oração a São Bento posteriormente. A medalha foi aprovada pelo Papa Bento XIV em 1742. A oração do verso da medalha também é usada para exorcismos, sendo a frase "Vade retro,  Satanás!", bastante conhecida. 

Oração da Medalha de São Bento: 

“A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo os teus venenos!”


Medalha de São Bento

O Mosteiro de São Bento é aberto ao público todos os dias, das 06h30 às 18h30 e a entrada é gratuita. Infelizmente, a parte onde os monges vivem não é aberta à visitação (uma pena, meu sonho conhecer um mosteiro por dentro e acalentar o monge que fui em alguma vida passada KKKKKK), restando somente a igreja e a livraria para conhecer, além do pátio, que é um lugar muito calmo e silencioso. 

O mosteiro fica localizado na Rua Dom Geraldo, 68, Centro, Rio de Janeiro - RJ. Fiquei hospedada em Copacabana e consegui chegar sem problemas ao local, via uber. O trajeto durou cerca de 20 minutos e custou aproximadamente R$ 19,00. Porém, para quem preferir há também linhas de transporte público por ali, os chamados VLT cariocas (uma espécie de trem que passa nas ruas). 

Vale muito a pena a visita!

Deixo aqui o site oficial com todas as informações sobre esse local incrível:

https://www.mosteirodesaobentorio.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário