sexta-feira, 26 de março de 2021

Indicação: série "As crônicas de Frankenstein"

 Oiee gentee!!

Essa é a primeira vez que apareço aqui no blog esse ano (que vergonha!), com uma indicação que acredito que vocês vão gostar! É a série "As crônicas de Frankenstein". Produzida em 2015 por Benjamin Ross e Barry Langford e tendo como protagonista o ator Sean Bean (nosso eterno Ned Stark), a série britânica faz uma releitura de "Frankenstein" de Mary Shelley e nos brinda com um clima de tensão, terror e suspense do início ao fim. 


Ambientada na Londres pré-vitoriana, em 1827, a série tem um clima meio que "Jack, o estripador", com uma fotografia e figurinos dos personagens em tons frios (da época), o que faz com que a narrativa se pareça ainda mais sombria (na primeira temporada, a série foi filmada na Irlanda do Norte). Além de Sean Bean, a série conta também com os atores/atrizes Richie Campbell, Vanessa Kirby, Eloisa Smyth e Ed Stoppard

Como transformar uma história de ciência, religião e vida após a morte em uma narrativa totalmente diferente

A série narra a história do detetive John Marlott, responsável por investigar uma série de crimes que estavam ocorrendo em Londres. Diversos cadáveres apareciam pelas ruas com membros costurados, partes de corpos de outras pessoas. O que causava mais estranheza e choque é que a pessoa que estava fazendo isso tinha conhecimentos em medicina (pela forma com que os membros eram costurados) e, por conta disso, os crimes se tornavam ainda mais suspeitos. 

Pairava no ar a história do livro de Mary Shelley, "Frankenstein" (que havia sido publicado dois anos antes da narrativa), por conta dos crimes que se assemelhavam com os experimentos de Victor Frankenstein de dar vida à corpos inanimados. Daí surgiu uma grande histeria na população local, e o detetive John Marlott ficou responsável por investigar esses casos. Porém, ele sequer conhecia o livro de Shelley ou a ligação que a história do livro pudesse ter, mesmo que de forma coincidente, com os crimes. Devido a disso, Shelley também aparece como uma personagem na série (interpretada por Anna Maxwell Martin), como uma das principais suspeitas, já que, da maneira como os crimes foram cometidos, o suspeito também era obcecado com a ideia de animar corpos sem vida. 

Com duas temporadas (disponíveis na Netflix), a série traz grandes mudanças no decorrer da história, misturando a influência e pensamentos da religião da época, junto com a refutação das teses católicas por parte da ciência e o estudo da anatomia humana, e a cada capítulo fica mais difícil não maratonar tudo de uma vez! 

Na segunda temporada, o mesmo criminoso ataca padres e membros da igreja em Londres; dessa vez retirando alguns órgãos vitais (sim, bem no clima de "Jack, o estripador"), permanecendo o resto do corpo intacto. John Marlott reaparece novamente, já suspeitando de quem está por trás desses crimes.

Frankenstein e a história de um cientista querendo dar vida à corpos costurados é uma história que não se esgota. Porém, já foram produzidos diversos filmes e séries sobre a trama de Shelley. Pensei que essa série seria mais uma produção do gênero, mas estava enganada. 

"As crônicas de Frankenstein" foge do óbvio. Quando vemos o sobrenome de Victor Frankenstein, aquele ilustre personagem que é responsável por dar vida à uma criatura, logo imaginamos que a narrativa será única e exclusivamente sobre isso ou, até mesmo, um remake. Porém, nessa série, somente a ideia de reanimação de corpos é usada. A história de Mary Shelley, e até mesmo essa personagem histórica, aparecem brevemente na primeira temporada, somente para ajudar na ambientação. 

Outra coisa que gostei bastante  (vou evitar ao máximo dar spoilers) foi a reviravolta na história e na sequência de fatos que acontecem, coisas que sequer imaginávamos. Toda aquela ambientação suspeita também faz com que desconfiemos de todos os personagens, e no final das contas o vilão se torna alguém que a gente nem imagina! 



Por que indico?

Comecei a assistir "As crônicas de Frankenstein" achando que seria mais uma narrativa sobre a história do livro de Mary Shelley. Outro motivo que me levou a assistir a trama foi o período histórico em que a trama se passa. Amo séries que fazem recortes de períodos históricos, pois gosto muito de ver tanto a ambientação por parte dos cenários quanto por parte do figurino (eu acho MARAVILHOSOOO aquele tipo de roupa, aqueles tons frios, sobretudos, vestidos, etc., etc., etc.).





A série tem bastante suspense, sangue, traições, mortes violentas e muita reviravolta. Se você gosta de tudo isso aliado à recortes fictícios do livro de Shelley e à Londres vitoriana e pré-vitoriana, então você deve assistir. Já aproveita que voltamos ~ de novo ~ ao período de lockdown e coloca na sua lista! 

Abaixo, o trailer da primeira e segunda temporadas (sem legenda):





Nenhum comentário:

Postar um comentário