sexta-feira, 26 de julho de 2019

Resenha livro "Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos"

"Piratas, armaduras amaldiçoadas, magia negra, elfos malignos e tiranos ensandecidos. Esta é uma história que começa nessa ilha de preconceitos cercada de hostilidades por todos os lados, onde pessoas comuns resolvem pegar em espadas e arcos para combater um governo ditador. 'Existe o dia de planejar e o dia de lutar', alguém lhes disse certa vez... E existe o dia de vencer e o dia de perder. Falando nisso, você sabe que dia é hoje?"

Hoje vou contar um pouco sobre um livro que li e gostei bastante: "Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos". Escrito pelo cartunista, editor e escritor carioca Renato Rodrigues, "A Batalha de Argos" é o primeiro livro da série " Os Dragões de Titânia", que atualmente já conta com cinco volumes.

Conheci Renato através da também escritora (que com certeza já mencionei em posts passados porque sou muito fã), Eddie Van Feu. Os dois são casados há muitos anos e, junto com alguns amigos, fundaram a Editora Linhas Tortas, sendo a série "Os Dragões de Titânia" e outros títulos publicados através dessa editora. 

Com 246 paginas, o livro nos transporta direto para um universo de fantasia medieval, magia e aventura, onde é possível conhecer muitos personagens e lugares. 




O livro narra a história da ilha de Argos, no império de Titânia, que estava dominada pelo déspota Ricardus I, também conhecido como o "Barão". Por conta disso, muitos moradores da ilha se opuseram ao Barão, que enfrentava a resistência dos rebeldes com pulso firme. E é no meio dessa narrativa que conhecemos o anão Telus, que juntamente com outros habitantes da ilha, lutava para libertar Argos do domínio do Barão. O que ninguém contava é que o Barão havia se unido à um bruxo poderosíssimo de terras distantes, e seu exército continha não só humanos, mas seres fantasmagóricos também, o que dificultou a vida dos rebeldes. No meio dessa batalha, se juntam o elfo Cronus, os magos Khosta e Miranda, a freira Galiléia, e posteriormente os lutadores Sylvester e Shokozug.  Além da(s) batalha(s) pela libertação de Argos, a história vai mais além e se aprofunda em alguns personagens, como o elfo Cronus, que é capturado e acaba virando um elfo sinísio. Em outras palavras, um elfo diabólico. Inclusive é ele quem ilustra o primeiro volume da série. Como deu pra perceber, a historia é repleta de personagens mitológicos. 

O que achei de "Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos"?!

A primeira impressão que tive ao começar o primeiro capitulo, foi de que, obviamente, além de ser um livro de fantasia medieval, seria também um livro que teria como base o humor ao longo da historia. Muitas piadas são contadas entre os personagens principais, o que torna a narrativa leve e de fácil assimilação. Também há alguns trocadilhos e uma pitada de ironia no emaranhado dos capítulos. 

A ambientação da história também é muito boa, e nos transporta para os vilarejos e batalhas dos principais personagens, que são muito bem descritos, o que faz com que nos identifiquemos com alguns deles. É normal que, ao lermos a descrição dos personagens, imaginemos como eles são, o que é bem legal porque nos da um leque de possibilidades (cada leitor vai imaginar algo). Porém, no final do livro há ilustrações sobre cada personagem, e eu adorei (nenhum deles é como imaginei)!!  





A historia é narrada na forma da terceira pessoa, o que eu acho legal porque estou acostumada com livros assim, como os do Tolkien e da J.K. Rowling. O livro também possui algumas frases de efeito e ensinamentos. Também há um mapa mostrando o império de Titânia. Isso ajuda o leitor a se localizar na história, remetendo ao universo de Tolkien, já que seus livros também continham muitos mapas. 


Porque você deve ler?!

Se você gosta de histórias de fantasia medieval, então eu recomendo a leitura de "Os Dragões de Titânia - A Batalha de Argos". É um livro com uma narrativa leve e gostosa que com certeza te fará viajar até a ilha de Argos para acompanhar as aventuras desse grupo de guerreiros. 

É possível comprar o livro direto no site da Editora Linhas Tortas, aqui nesse link. Há um site oficial da série de livros com mais informações, fotos e curiosidades, que você pode conferir aqui.

Para quem gosta de comprar o livro na presença do autor e garantir um autógrafo, é possível encontrar Renato, no look medieval, juntamente com a Eddie, na Bienal do Livro em São Paulo e Rio de Janeiro. Pra mim é o melhor evento para comprar seus livros, já que muitas vezes eles vêm com brindes maravilhosos hahaahah quando comprei o meu na Bienal de 2018 aqui em SP, ganhei um chaveiro que era um mini livro com a capa do segundo volume, além de marca páginas com fotos dos personagens da série. Na ocasião, comprei também o segundo volume, que farei outra resenha assim que terminar de ler :) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário