quinta-feira, 11 de julho de 2019

John William Waterhouse e suas pinturas pré-rafaelitas

Se você ama pinturas do estilo pré-rafaelita, ou pinturas que retratem o período medieval em geral, com certeza já viu alguma pintura de John William Waterhouse, mesmo sem saber que era de sua autoria. Já faz um tempo que eu sou apaixonada por suas obras. Quase todas retratam mulheres e paisagens inspiradoras pra mim. 

Miranda, the tempest. 1910


Conheci o trabalho de John William Waterhouse através dos livros da série "Wicca", da escritora e bruxa (que amo muito), Eddie Van Feu. Algumas capas dos livros da série tinham uma pintura dele. Eu achava a coisa mais maravilhosa do mundo. Fiquei curiosa e fui pesquisar. De lá para cá, uso suas obras em protetor de tela de celular, wallpaper, ilustrações, etc. 

Livros da série Wicca, de Eddie Van Feu, com algumas pinturas de John William Waterhouse na capa. Foto: Blog "Pelo mundo paralelo"

John William Waterhouse e o estilo pré-rafaelita

É bem difícil encontrar referências e sites em português que contam um pouco a história do pintor e suas obras, então fiz uma breve pesquisa com o que eu achei e tentei resumir os principais e importantes pontos da vida do artista :)

John William Waterhouse foi um pintor italiano e nasceu em Roma, possivelmente no dia 6 de abril de 1849 (não se sabe exatamente o dia de seu nascimento. Essa data foi a de batismo). Seus pais eram ingleses e também pintores e, ainda pequeno, mudou-se para Londres. Em 1871 começou  a estudar escultura na Academia Real Inglesa, mudando depois para a pintura. No começo de sua vida artística, gostava muito de retratar o cotidiano das pessoas, e costumava expor suas obras todo ano, no Verão. Vale lembrar que Waterhouse estava vivendo bem na época da chamada Era Vitoriana (que, mesmo com avanços como a Revolução Industrial e o surgimento de nomes como Karl Marx, Froid e Darwin, foi uma época com rígidos costumes e marcada por um extremo moralismo social e sexual hipócrita e fundamentalismo religioso). 

John William Waterhouse

Conforme foi estudando e se aperfeiçoando, Waterhouse passou a se interessar pelo estilo pré-rafaelita da época, que buscava devolver à arte sua pureza e honestidade de épocas medievais. Os pré-rafaelitas eram um grupo artístico fundado na Inglaterra em 1848 por Dante Gabriel Rossetti, John Everett Millais e William Holman Hunt. O grupo surgiu como uma 'oposição' à arte acadêmica inglesa da época, que seguia os moldes clássicos de artistas do Renascimento. Por isso buscavam retratar os tempos medievais, a "arte pela arte". Os fundadores acreditavam que o excesso de rigor aprendido na acadêmia transformava a arte em algo superficial e artificial. 

John casou-se com Ester Kenworthy, filha de um professor, e teve dois filhos, que morreram ainda na infância. Após esses tristes acontecimentos, o pintor passou a ministrar aulas na St. John's Wood Art School. John morreu em 1917, em Londres, devido a um câncer e está sepultado no Cemitério de Kensal Green. 

Em 2009, na Academia Real Inglesa, onde John estudou, foi realizada uma retrospectiva com suas obras, que atualmente ficam expostas em alguns museus britânicos. 

Suas pinturas ainda hoje são conhecidas principalmente por retratar mulheres, com influência da mitologia grega, celta e medievalismo. Sua pintura mais famosa é  Lady of Shallott , uma dama que faz parte das lendas arthurianas. Apaixonada por Lancelot, a Dama não consegue aceitar o fato do cavaleiro não amá-la. Foram feitas três versões desse quadro, em 1888, 1894 e 1916. 

The Lady of Shallott, 1916

Abaixo, algumas das obras que mais gosto:

Magic circle. 1886

Gather Ye Rosebulds while Ye May, 1909.


Lamia, 1909

Spring spreads one green lap of flowers, 1910

Quem quiser conhecer mais sobre as pinturas e história de Waterhouse, indico seu site oficial (www.johnwilliamwaterhouse.com). O conteúdo está em inglês, mas vale super a pena visitar o site e conhecer um pouco melhor sua história. 

Até mais!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário