sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento e Museu de Arte Sacra

Hoje a postagem vai ser uma dica super legal de uma atividade que, embora não seja muito comum por aqui e nem muito popular, é beeeem antiga e, na minha opinião, uma das mais belas formas de arte. Estava eu andando no centro de São Paulo à caminho do Mosteiro de São Bento, quando me deparei com um cartaz informativo (me perdoem a qualidade da foto): 





São as aulas de Introdução ao Canto Gregoriano no Mosteiro de São Bento. Totalmente gratuitas, os alunos aprendem a solfejar, cantar e compreender a notação quadrada medieval. Em outras palavras, o aluno aprende mais sobre essa arte milenar que, na minha opinião, é uma das heranças mais bonitas da Igreja Católica Medieval.

As aulas ocorrem sempre no último sábado de cada mês, das 09h30 às 11h30, e são ministradas pelo Mestre do Coro do Mosteiro, Dom Alexandre de Andrade O.S.B. Não é necessário ter conhecimento musical, todos podem participar. Também não é necessário se inscrever, basta chegar no horário e participar. Para quem quiser mais informações, o link do site oficial está aqui.

O Mosteiro de São Bento também está oferecendo aulas de Canto Gregoriano no Museu de Arte Sacra de São Paulo, com início em 15 de outubro de 2019 e término em 12 de novembro de 2019, também para todos os públicos, leigos ou não. Porém, diferente do oferecido no Mosteiro, esse curso é pago. O link do Museu de Arte Sacra, com todas as informações e conteúdo de cada aula, pode ser acessado aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário