quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Voltando ao passado em "Outlander"

Hoje eu tô aqui para falar de ~mais uma~ série que eu assisti e AMEI: Outlander. Ela ficava lá na minha lista da Netflix, escondidinha, sem eu me interessar muito, mas eis que um dia resolvi assistir e adoreiii!!!!! Como sempre, quase todas as séries medievais estão na minha lista (um dia eu zero tudo, ainda me falta tempo...), e também foi por causa dessa temática que resolvi ver Outlander. Claro que essa série não é bem medieval (a história se passa em 1743 - século XVIII), mas a ideia de uma viajante no tempo foi o que a princípio me atraiu.

Outlander é uma série televisiva criada por Ronald D. Moore, baseada na saga de livros de mesmo nome, batizados aqui no Brasil de A viajante do tempo, da escritora Diana Gabaldon.


Claire Beauchamp/Randall/Fraser: de enfermeira da guerra à Sassenach na Escócia

A história começa quando Claire Randall (Caitriona Balfe), uma enfermeira inglesa que acabava de voltar da Segunda Guerra Mundial, encontra novamente seu marido, Frank Randall (Tobias Menzies), depois de alguns anos afastados. Por conta disso, os dois resolvem ter uma segunda lua de mel e vão para a Escócia. Lá, Frank, que é um historiador, começa a pesquisar a linhagem de sua família e se depara com a informação de que é descendente direto do capitão do exército britânico, Jonathan 'Black Jack' Randall (guardem esse nome!!!).

Claire e Frank Randall

Jonathan Randall

Ainda na Escócia, Claire e Frank, em um dos seus passeios, acabam parando em Craigh na Dun, um monte no meio de um bosque com várias pedras (lembra muito Stonehenge), e lá presenciam um ritual com várias mulheres que dançam e cantam dentro do círculo de pedras. Após alguns dias, Claire resolve voltar ao local sozinha, atraída por sua curiosidade. Porém, ela ouve alguns barulhos perto de uma das pedras e, quando encosta suas mãos nelas, é transportada 200 anos atrás. Ela então se depara perdida e sozinha em algum dia de 1743 e é encontrada justamente por Jonathan Randall, que quase a violenta, se não fosse a intervenção de Jamie Fraser (Sam Heughan - crush eterno) e o clã Mackenzie que, a partir dali, resolve 'cuidar' de Claire, aproveitando de seus conhecimentos médicos. Na verdade, ela vira uma prisioneira pois não pode sair das dependências do clã, visto que os Mackenzie acreditam que ela seja uma espiã inglesa, vide as circunstâncias em que foi encontrada e nas explicações contraditórias que dava quando eles perguntavam sua origem. Mas é compreensível, imagina que loucura deve ser voltar no tempo!!!!

Craigh na Dun

Jamie Fraser

Claire passa a morar na casa de Colum Mackenzie, chefe do clã, e fica então conhecida como Sassenach, palavra escocesa para designar os ingleses. Casa-se com Jamie por uma questão burocrática e conveniente, porém se apaixona por ele e vive uma linda história de amor.... se não fossem todos os acontecimentos trágicos que acontecem em seguida, como a histórica Batalha de Culloden.

O que eu achei da série:

Não é segredo que qualquer série medieval / vitoriana / de alguns séculos atrás / histórica me atrai. Outlander une fantasia e realidade - se passa em um mundo comum, como o nosso - e acredito que foi por isso que eu amei tanto. Além de ser uma ficção, também é baseada em acontecimentos históricos. Na segunda temporada (a terceira ainda não estreou), são retratados os Levantes Jacobitas, onde o objetivo era restaurar o reinado da casa Stuart na Inglaterra, Escócia e Irlanda, depois que o rei Jaime II da Inglaterra foi deposto na Revolução Gloriosa. Os que eram a favor ficaram conhecidos como Jacobitas, ou traidores da coroa. É um período histórico que eu não conhecia (na verdade tinha estudado a Revolução Gloriosa há um tempo mas não lembrava mais), e como me interessei pelo assunto, comecei a pesquisar sobre para acompanhar e entender melhor o contexto histórico da trama.

Gostei muito dos figurinos. Como a história se passa na Escócia, nada mais apropriado do que usar as vestimentas locais. Eu sempre achei as roupas escocesas lindas, e ver quase todos os homens trajando kilts foi um ponto a mais para a série me prender (fora que ficou um charme !!!). Além disso, em alguns capítulos os personagens falam em gaélico, língua antiga escocesa. Adoreiii!!! 


clã Mackenzie e Fraser

Também devo mencionar as paisagens maravilhosas da Escócia. Se eu já era apaixonada por aquele país, agora sou ainda mais. O monte das pedras, Craigh na Dun, infelizmente é fictício (que pena, era o sonho de muito fã da série...), porém alguns locais são reais, como Lallybroch, que na verdade se chama Midhope Castle e fica perto de Edimburgo, e não nas Highlands, como é descrito na série.


Lallybroch, ou Midhope Castle

Outlander também trata de alguns temas polêmicos para a época. Intolerância religiosa (Claire é comparada a uma bruxa por seus conhecimentos medicinais), machismo extremo, conservadorismo, estupros, etc., são abordados ao longo dos episódios. A cena mais chocante, pra mim, foi a do estupro que Jonathan Randall comete contra Jamie Fraser. Foi uma cena longa, forte, agonizante, angustiante, mostrando um Jamie fora de si, apavorado, delirante... e depois um Jamie envergonhado, traumatizado. Houve uma inversão de papéis, uma vez que a maioria das séries retratam estupros em mulheres. E se fossem com homens? É o que a série mostra, e mostra muito bem!!! Infelizmente estupros eram 'comuns' naquela época, e quando isso é abordado de uma outra ótica, as perspectivas mudam.



Claire Fraser (que era Claire Randall até se casar com Jamie Fraser) é uma personagem diferente para a época. Determinada, autoconfiante, sem medo de dizer o que pensa em uma sociedade onde as mulheres mal tinham voz, inteligente e perspicaz. Quando ela volta 200 anos no passado, não fica alheia aos acontecimentos, até porque se lembrava do contexto histórico do ano em que se encontrava e acaba usando isso ao seu favor. Percebe que se quer viver em outra época, tem que se adaptar e aprender a conviver naquela sociedade. A série é contada sob o ponto de vista dela, sua perspectiva. Através dos episódios, vemos a força feminina muito bem representada por essa personagem. Além de Claire, outras duas personagens também merecem destaque: Geillis Duncan (Lotte Verbeek), amiga de Claire e morta acusada de bruxaria, e a irmã de Jamie, Jenny Fraser (Laura Donnelly), que passou a cuidar dos negócios da família desde que seu irmão teve que sair de Lallybroch. Também preciso mencionar as roupas que elas usam. Vestidos maravilhosos, cheios de pano, volume, capas.... tudo o que eu amo!!!

Claire Fraser

Geillis Duncan

Claire  e Jenny Fraser

Por que você deveria assistir?

Se você gosta de séries históricas e de fantasia, ou que misture tudo isso de uma vez fazendo aquela salada criativa, recomendo muito Outlander. Dá para ter uma ideia do contexto geral do que foi a Batalha de Culloden, além da cultura local Escocesa, seja no idioma, música, roupas e paisagens.

Atualmente as duas temporadas estão disponíveis na Netflix, e a terceira estreia dia 10 de Setembro nos EUA, mas sem previsão de quando chegará ao Brasil. Abaixo, o trailer da série para quem se interessar em assistir ;)



“Você esquece a sua vida após um tempo. Coisas que lhe são queridas são como um colar de pérolas. Corte-o e elas se espalham pelo chão, indo para cantos escuros, não sendo mais encontradas. Então você segue em frente. E um dia acaba esquecendo como as pérolas eram.” — Claire Beauchamp



Nenhum comentário:

Postar um comentário