terça-feira, 26 de abril de 2016

Uma viagem à Paris em "The Musketeers"

Hoje a postagem é sobre mais uma série (pois é, viciei nelas) que eu assisti e gostei muito: The Musketeers (em português, Os Mosqueteiros). Um dos motivos de eu ter começado a assisti-la foi devido ao ator Santiago Cabrera, que atuou como Lancelot em "As Aventuras de Merlin", interpretar o Mosqueteiro Aramis. Eu tinha lido não lembro onde que ele estava nessa série, e desde então passei a ter vontade de vê-la. Claro que, novamente, todo aquele ambiente antigo e a própria história dos Mosqueteiros foram outros atrativos que me fizeram acompanhar a trama.

Dividida em três temporadas, a série da BBC nos faz viajar direto à Paris do século XVII e acompanhar a rotina de Athos, Porthos, Aramis e D'Artagnan.



Os Mosqueteiros: a guarda de elite do rei Luis XIII

Em Paris do século XVII surge D'Artagnan para vingar a morte de seu pai. Pensando que foi Athos quem o matou, ele busca vingança diretamente com os Mosqueteiros, onde conhece também Porthos e Aramis. Quando o mal entendido é resolvido e D'Artagnan descobre que não foi Athos quem matou seu pai, os quatro se tornam amigos, passando a lutar juntos defendendo o rei Luis XIII dos perigos que o cercam e de seus inimigos, muitas vezes infiltrados no próprio reino.

Na história são também personagens importantes Milady de Winter, a rainha Ana Maria Maurícia de Habsburgo (Ana de Áustria), que ao longo da série se apaixona por Aramis, Constance Bonacieux (futura esposa de D'Artagnan), Treville, o chefe dos Mosqueteiros e os vilões Richelieu (na primeira temporada), o cardeal e primeiro-ministro do rei Luis XIII, Rochefort (na segunda temporada) e Philippe Achille (na terceira temporada), irmão ilegítimo do rei.


D'Artagnan, Porthos, Athos e Aramis

 E então eu viciei nos Mosqueteiros...

Pois é, foi só começar a assistir pelo menos uns dois capítulos para ficar na expectativa de ver os próximos. Assim como Vikings e As Aventuras de Merlin, essa série me fez querer acompanhá-la pela temática antiga/histórica que apresenta.

Eu sabia bem pouco sobre os Mosqueteiros, só de filmes mesmo, porém o contexto histórico no qual a trama se passa era algo que eu desconhecia. Passei então a pesquisar o reinado de Luis XIII para conseguir acompanhar e compreender bem todos os capítulos. Claro que não conhecer a história não impede que qualquer um assista, mas os fatos históricos e a construção dos personagens deixam a narrativa mais interessante conforme ela é desenvolvida. Mesmo não seguindo fielmente o romance de Alexandre Dumas (Os Três Mosqueteiros), a série consegue recontar bem grandes fatos e fazer o espectador gostar de acompanhar o dia a dia na antiga Paris. Uma curiosidade que achei bem interessante é que, pesquisando, descobri que os quatro mosqueteiros realmente existiram, e foi com base neles que Alexandre Dumas escreveu seu livro. Antes disso, eu achava que os personagens principais eram todos fictícios.

Cardeal Richilieu com Capitão Treville e Athos ao fundo

Sobre os personagens, gostei muito da caracterização de todos. As roupas dos Mosqueteiros combinaram com cada um; dá pra perceber pelas fotos que, embora parecidas, são diferentes; é como se descrevessem a personalidade de cada mosqueteiro. Constance e Milady usam uns vestidos que eu acho maravilhosos (e que eu gostaria muito de usar, se não fosse o calor brasileiro e a discrepância entre as roupas daquela época e da atual), Richilieu com aquelas túnicas e roupas que me lembraram muito do estilo gótico e todos os outros personagens parecem cuidadosamente vestidos de acordo com o lugar e século que são retratados.

Gostei bastante do rei Luis XIII, interpretado pelo ator Ryan Gage, pois ele transparece insegurança e bondade misturados com egocentrismo e egoísmo. O toque de ingenuidade que ele passa e a total confiança no Cardeal Richelieu, que praticamente governa a França, deixa o espectador sentir, de certa maneira, pena por ele ser rei tão jovem e contra sua vontade, mas também aversão por ver que ele simplesmente não reconhece os esforços que os quatro mosqueteiros fazem para proteger ele e seu reino.

Milady de Winter e os Mosqueteiros ao fundo
 
Por que você deveria assistir?

Para quem gosta de séries que misturam ficção com história, indico muito The Musketeers. Além de mostrar todo o reinado de Luis XIII na França, a série ainda conta histórias ficcionais de cada personagem, te prendendo do primeiro ao último capítulo. Se você tem uma boa noção de história vai entender o primeiro capítulo sem dificuldades. Para quem não tem muito conhecimento isso pode dificultar um pouco no começo ou fazer você não se interessar tanto, isso porque a série já começa com o cardeal e o rei falando sobre política, mas não se preocupe, os próximos capítulos são mais leves, mais divertidos e fazem quem está assistindo mergulhar diretamente na trama e voltar no tempo.

Todas as características próprias de cada personagem dão aquele tempero especial na trama e deixam quem assiste, no mínimo, torcendo por algum deles. A série nos envolve em todo um universo antigo, fazendo com que nós nos transportemos para o ano de 1620 diretamente de nosso sofá.

Recomendo a série também por seu conteúdo histórico. Novamente, mesmo que não siga a risca todo o contexto do livro de Alexandre Dumas, é interessante para quem quer conhecer um pouco mais sobre a Paris do século XVII e também sobre o Absolutismo. A série retrata um pouco sobre essa forma de governo ao mostrar, em alguns capítulos, todo o poder e soberania do rei Luis XIII, sempre influenciado por Richilieu.

Rei Luis XIII e Rainha Ana

As três temporadas da série estão disponíveis no Netflix, e foi por lá que eu assisti. A terceira e última temporada estreou há mais ou menos duas semanas no provedor.

Abaixo, um trailer da primeira, segunda e terceira temporadas, para quem quiser conhecer melhor The Musketeers.






One for all and all for one!!!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, muito bem feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! O blog tem uma página no facebook, lá você consegue acompanhar e ver todas as postagens :D
      Beijooos :)

      Excluir