terça-feira, 30 de junho de 2015

O que todo radiestesista deve saber sobre o pêndulo

Hoje a postagem vai ser um pouco extensa, porque o assunto é longo. Vou falar sobre o pêndulo, aquele cristalzinho bonitinho pendurado em um cordão que serve para muito mais coisa do que você imagina!! Nele, é possível saber se há presença de espíritos no local, a energia de cômodos e ambientes, tirar dúvidas sobre questionamentos do consulente e ainda servir como oráculo. A aparente facilidade de usá-lo atrai muitos bruxos, ocultistas ou curiosos. Mas vamos falar primeiro sobre como funciona a  Radiestesia.

O que é radiestesia?

Radiestesia é a arte de manejar o pêndulo para descobrir o que está oculto. Desde os tempos mais remotos, diversos povos já o utilizavam, seja com bambu ou fios de cabelo. Antigamente usava-se um anel ou uma chave presos em um barbante ou um fio de cabelo que davam respostas através de suas oscilações. Os movimentos circulares equivaliam ao SIM e os retos ao NÃO. A radiestesia já foi utilizada para encontrar água, pedras preciosas, minerais e pessoas. Nas mãos de bons e experientes radiestesistas, o pêndulo fazia verdadeiros milagres quando era preciso localizar alguma coisa.

A palavra Radiestesia é composta de dois termos, Radius, que vem do latim e significa radiação e Aisthesis, de origem grega, que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade as radiações.


A arte de manejar o pêndulo

O Pêndulo 

O pêndulo nada mais é do que um objeto suspenso por um cordão que balança em caso afirmativo ou negativo. Na maioria das casas esotéricas é possível encontrar diversos formatos de pêndulo, desde os com cristais pontiagudos, mais populares, até os com cristais arredondados. Os pêndulos também podem ser feitos de cristais variados, tendo o mesmo propósito que as runas: para cada especificidade, há um cristal a ser usado, ou seja, se o consulente deseja utilizar o pêndulo somente para perguntas relacionadas ao amor e vida amorosa, será melhor se ele comprar um que seja feito de quartzo rosa, que funcionará melhor que uma ametista, por exemplo.


Pêndulo de cristal pontiagudo

Pêndulo com cristal arredondado

Pêndulos de cristais variados, cada um para um fim

A grande dúvida de todos que trabalham com o pêndulo é: quem o balança?! A resposta é: ninguém sabe. Talvez por isso durante séculos muitas pessoas o utilizaram, fazendo com que a prática não desaparecesse. Alguns radiestesistas acreditam no poder sensorial do indivíduo que o maneja; outros, de que "alguém" responde através do pêndulo, podendo ser entidades, elementais ou pessoas desencarnadas.

Qualquer objeto pode servir como pêndulo, mas geralmente as pessoas preferem comprar um feito de cristal ou confeccionar um usando alianças ou anéis. Apesar de popular, a aliança não deve servir como pêndulo, pois foi consagrada para um determinado fim (o casamento), e só pode ser utilizada se as perguntas forem estritamente sobre a família.

Ao comprar um pêndulo, o ideal é que ele escolha você. É como se você fosse comprar um cristal. Geralmente os objetos mágicos escolhem a gente, e com o pêndulo não é diferente. Na hora da compra, não tenha pressa e olhe atentamente cada um deles, coloque a mão em cima, sinta a energia e a vibração de todos. Algum com certeza vai te atrair mais, sem nenhum motivo específico, e você vai saber que aquele pêndulo te escolheu. Pode levá-lo porque ele vai funcionar muito bem. Aconteceu isso quando eu fui comprar o meu, em uma feira mística que acontece todo ano, geralmente na Avenida Paulista ou no Parque da Água Branca. Eu sei que eu amei TANTO aquele pêndulo que já sabia que era meu, e até hoje sinto uma conexão forte com ele.

Para que o pêndulo busque alguma coisa, é necessário o uso de um testemunho, que é um objeto relacionado ao que estamos procurando. Por exemplo, se você quer localizar uma pessoa ou um animal perdido, usam-se roupas ou algo que tenha pertencido a eles. Em algumas casas esotéricas são vendidos alguns pêndulos para se colocar o testemunho, que é um espaço dentro do pêndulo.

Como Limpar e encantar o pêndulo

Existem várias formas de "encantar" e começar a utilizar o pêndulo. O ideal é a própria pessoa confeccionar o seu, porque os artesanais possuem mais "alma" que os industrializados, mas acredito que muitas pessoas prefiram comprar (assim como eu), porque não é caro e fácil de encontrar. A limpeza é importante para tirar toda a energia grudada nele; afinal, não sabemos por onde ele passou até chegar nas suas mãos.

Limpeza com água
Primeiro limpe o cristal e a correntinha com água e sabão, a limpeza física, mas cuidado pra não esfregar demais a esponja nele. Tenha cuidado. Depois, coloque-o em água corrente e deixe por alguns minutos, visualizando uma água dourada lavando seu pêndulo.

Deixe o pêndulo descansar
Após a limpeza física, coloque seu pêndulo em um prato de vidro, porcelana ou cerâmica (nunca plástico, pois ele não deixa a energia circular), cheio de água e sal grosso, e deixe-o ali por sete dias e sete noites, em um local onde bata a luz do Sol e da Lua. O período é simbólico e pode variar para três dias. Cuidado com a correntinha. Quando eu fui limpar o meu, coloquei a corrente na água também, e ela enferrujou um pouco. Prefira deixar somente o cristal na água.

O banho de Sol e Lua
Depois dos sete dias, retire o pêndulo do prato e coloque-o novamente em água corrente, ainda visualizando uma luz dourada. Depois, diga: "Que a água lave tudo o que lhe deixa pesado. Que a luz limpe toda a sua aura. Agora você está totalmente limpo." Deixe seu pêndulo em um local onde ele deve ficar por três dias e três noites, tomando banho de Sol e Lua.

Ao limpar seu pêndulo concentre-se no que está fazendo. Não o faça pensando em outra coisa. Dê sua total atenção. Depois de consagrado, você pode usar normalmente. Apenas limpe a cada uso, encostando sua ponta na terra e guardando-o em seguida. Não custa lembrar que você deve guardá-lo em um lugar especial, e para quem segue a linha wiccaniana e possui um altar, pode guardá-lo lá.

Como utilizar o pêndulo

Leva tempo e prática para que o pêndulo responda corretamente aquilo que o consulente pergunta. É preciso treinar e "adestrar" o pêndulo para que suas respostas sejam verdadeiras. Além disso, orações simples, como o Pai Nosso, garantem que os espíritos ou seres que respondam pelo pêndulo fiquem proibidos de mentir. Palavras como "amém" também podem ser usadas dentro do pêndulo (os testemunhais). No caso das palavras que podem ser colocadas dentro do pêndulo, uma dica: esses serão mais poderosos, e não devem ser usados para qualquer fim.

O consulente deve treinar também, já que ninguém nasce sabendo manejar corretamente o pêndulo. O tempo ideal para se tornar um bom radiestesista é de um ano, com pequenas variações. Antes de sair por ai perguntando um monte de coisa para o pêndulo, comece com alguns exercícios. Eu mesma fiz alguns (faz tempo que não pratico) e são fáceis. O ideal é treinar todo dia, durante 10 minutos (cinco para relaxar a mente e cinco treinando). Não desista se você não conseguir tirar o pêndulo do lugar. No começo ele não se movimenta muito mesmo. Comigo foi assim também. Depois de uns dias de prática, consegui que ele se movesse em espiral, pelo menos um pouco.

Quando se utiliza o pêndulo é recomendável que você não o influencie nas respostas. Por exemplo, se você vai perguntar se vai mudar de emprego, mas fica na cabeça de que acha que vai, o pêndulo vai responder isso, porque foi influenciado por você. Eu sei que a ansiedade é grande e que a gente não consegue não pensar em nada, mas com um pouco de treino e prática fica mais fácil. Outra coisa, as perguntas devem ser claras e objetivas para que o pêndulo entenda. As respostas serão sempre "sim" e "não", então tenha em mente que suas perguntas deverão ser nesse formato.

O ideal é você trabalhar sozinho com o pêndulo para que outras energias não interfiram. Também vale lembrar que não se deve cruzar as pernas ou braços para que a energia do consulente possa fluir livremente. Segure a corrente com os dedos polegar e indicador. Não aperte para não bloquear a energia. Para segurar o pêndulo, use sua mão dominante, a que você escreve.

Ensinando o pêndulo a dizer "sim" e "não" 

A primeira coisa que você deve fazer quando for usar o pêndulo é estabelecer em qual sentido ele deve girar se a resposta for "sim" e em qual sentido se a resposta for "não". Em geral, o "sim" corresponde ao sentido horário e o "não" ao sentido anti-horário. Imprima ou desenhe  em duas folhas as espirais em sentidos horário e anti-horário.

Posicione o pêndulo em cima da folha com o sentido horário e diga: "Este movimento quer dizer sim, positivo", e espere o pendulo se mover. Após isso, coloque o pêndulo em cima da folha com o sentido anti-horário e repita: "Este movimento quer dizer não, negativo", e espere novamente o pêndulo se mover. Caso não consiga que o pêndulo se mova, tente outro dia. Como eu falei, nem sempre funciona nas primeiras tentativas.

Exercitando

Esse exercício é bem simples de se fazer e serve como treino antes começar de fato a se trabalhar com o pêndulo. Você pode pegar dois ou três potes que não sejam transparentes, virá-los de boca para baixo e esconder uma moeda em um deles, misturando sem que você saiba em qual pote a moeda está. Coloque então os potes lado a lado, segure o pêndulo em cima dos potes e pergunte em cima de cada pote: "A moeda está aqui embaixo?". Espere o pêndulo responder. Lembre-se que se ele girar no sentido horário quer dizer sim e se girar no sentido anti-horário, quer dizer não. Novamente, pode ser que nas primeiras vezes você não consiga bons resultados, mas não desista e tente mais vezes.

Então gente, é isso. O pêndulo não é um objeto difícil de se trabalhar, bastando um pouco de treino e prática para que ele funcione corretamente e responda àquilo que o consulente pergunta. Um livro que indico (na verdade, só conheço esse sobre o assunto por enquanto) e que usei como base para escrever esse texto é o "Wicca - A Mão que balança o pêndulo: Introdução à Radiestesia", da minha escritora linda Eddie Van Feu. Como esse livro é bem antigo, é mais provável que seja encontrado em sites como o Mercado Livre ou em sebos. O livro contém mais exercícios, mais dicas e histórias do uso do pêndulo, para quem se interessar em se aprofundar mais no assunto.


16 comentários:

  1. Eu uso um pêndulo e ele fala literalmente comigo. Comunica através do alfabeto. Mas mente muito! Peço carecidamente ajuda para que não me minta. sonia-coimbra1985@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia.

    Para que ele não minta, você pode fazer uma oração antes de trabalhar com o pêndulo ou colocar a palavra "Amém" dentro dele, se for um pêndulo artesanal.

    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Gurias eu programei meu pendulo errado... Disse para ele que nao era um circulo e sim era um risco na horizontal... O que faço para reprograma-lo conforme os cursos ensinam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça os exercícios de novo, da mesma forma que vc fez anteriormente e vê se dá certo :D

      Excluir
  4. Bom dia! Fiz um pêndulo com uma corrente e um anel.Rezei um pai nosso antes de começar, escrevi o amém e coloquei dentro do anel.ja fiz a mesmas perguntas uns 3 dias por várias vezes, e a resposta sempre é idêntica. Fiz quem ele dentro de um copo com água para saber as datas. Todas as respostas idênticas. Comecei a usa-lo a 3 dias. Sou uma pessoa digamos sencitiva desde pequena. Posso confiar nas respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima ;)
      A corrente e o anel eram seus? geralmente aconselha-se que pêndulos desse tipo sejam feitos com objetos pessoais do consulente ou virgens (nunca usados e comprados novos), porém consagrados em um ritual.
      Acredito que se você fez durante três dias e obteve as mesmas respostas é porque ele sim, já está funcionando, desde que você tenha treinado ele com os exercícios descritos aqui, ou qualquer outro tipo.

      Beijããoo

      Excluir
    2. Bom dia.Por acaso existe um grupo de radiestesia no watzap ? Se não que tal criarmos um pra gente trocar experiências?

      Excluir
    3. Oi Marcondes ;)
      Grupo eu não tenho porque não tenho muita paciência pra celular hheheh mas podemos conversar lá na minha página do facebook!! beijos

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, tudo bem? Que bacana, legal vc estar evoluindo na radiestesia. Me manda um inbox na página do blog: www.facebook.com/condadoencantado e lá você me conta. Beijoo

      Excluir
  6. O meu pendulo sempre diz as respostas que eu realmente quero, mesmo não estando pensando na resposta

    ResponderExcluir
  7. Quem quiser comunicar pelo zap assuntos de radistesia, esse é meu número 27 995288170 . Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu adore pêndulos as vezes eles não dão resposta certas mas as vezes dão certas e preciso muita paciência boas energias.

    ResponderExcluir
  9. O meu pêndulo foi comprado novo o que eu faço

    ResponderExcluir
  10. Pra mim funcionou de primeira ,já fiz testes com agua doce,salgada,natural,outra pessoa q colocou, meu pêndulo minha aliança de tungstênio ,e cordão novo, acertou todas....não tenho dificuldade pra ele funcionar...já tentei c outro....mas preciso encontrar meu animal q fugiu e não
    to conseguindo localizar pelo mapa

    ResponderExcluir